Estado de Goiás

Temer lança Cartão Reforma inspirado em Goiás

O presidente Michel Temer deve lançar em breve o Cartão Reforma, através do plástico as famílias de baixa renda terão acesso a uma linha de crédito de até R$ 5 mil para promover a reforma e/ou aplicação de seus imóveis, o valor concedido como crédito será 100% subsidiado pela União. O projeto foi inspirado pelo programa Cheque Mais Moradia (ou Cheque Moradia) criado no Estado de Goiás para estimular as famílias a promover moradia em suas habitações.

Além de Goiás, já existe um programa semelhante no Estado do Pará, cujo crédito também é 100% subsidiado pelo Governo.

Governo Federal cria Cartão de Reforma inspirado no Cheque Moradia do Estado de Goiás.

O Cartão Reforma valerá apenas para a compra de materiais de construção, isto é, ele não contemplará os custos de mão de obra. O beneficiário deve, no entanto, comprovar que tem condições de realizar a obra, seja trabalhando na própria reforma ou contratando um profissional especializado.

Ainda segundo o Governo Federal, o lançamento do programa Cartão Reforma deve ocorrer ainda em 2016. A expectativa é de que o programa comece a funcionar já em Janeiro de 2017.

Com o Cartão Reforma o Governo Federal espera proporcionar mais dignidade as famílias de baixa renda, pois concederá um crédito para a compra de material de construção. A mão de obra ficará sob responsabilidade do beneficiário, que deve comprovar que tem condições de gerir a obra.

Além de dar mais dignidade as famílias de baixa renda o Cartão Reforma também deve ajudar o Setor de Construção e Reforma que, segundo o Governo Federal, foi um dos mais afetados pela crise econômica.

O Cartão Reforma oferecerá praticamente o mesmo crédito (até R$ 5 mil) que o Cartão Móveiscard que era emitido pela Caixa Econômica Federal e permitia a compra de móveis e eletrodomésticos, tal programa foi instinto devido ao alto índice de inadimplência. Já o Cartão Reforma não deve ser influenciado, pois, 100% do crédito será custeado pelo Governo Federal.