O Estado de Goiás dispõem de uma delegacia virtual por meio dela o cidadão pode realizar a comunicação de uma ocorrência policial sem que tenha que comparecer a uma delegacia de polícia. O Boletim de Ocorrência (BO) pode ser registrado por meio do site elaborado pela Polícia Civil do Estado de Goiás, sendo que o serviço está acessível para todos os municípios goianos, incluindo-se a capital Goiânia.
O objetivo do serviço é dar mais agilidade aos serviços públicos para a população, não são todas as ocorrências que podem ser comunicadas pela internet, porém os que já podem ser registrados online correspondem a mais de cinquenta por cento das ocorrências policiais do estado, tal como: perda de documentos, objetos, celulares, dentre outros.
Validade – Muita gente tem dúvida referente a credibilidade do documento registrado por meio da internet pela Delegacia Eletrônica. O boletim de ocorrência gerado online tem a mesma validade dos que são emitidos nas delegacias, isso porque ele é assinado e validado por uma autoridade policial antes de ser emitido.
Algumas pessoas deixam de registrar o B.O por conta da burocracia, pois se o cidadão optar pelo registro em uma delegacia normalmente tal serviço é extremamente demorado, principalmente se a delegacia em questão funcionar em esquema de plantão policial. O registro online é ágil e seguro pois o comunicante pode fazer todo o registro por meio da internet, basta que para isso preencha o formulário eletrônico do Boletim de Ocorrência disponível no website da Delegacia Eletrônica do Estado de Goiás.
Pela Delegacia Virtual GO são aceitos apenas o registro de ocorrências que aconteceram dentro do estado de Goiás. Além disso cabe salientar que não são todos os registros que podem ser realizados por meio da ferramente, veja abaixo o que pode ser registrado via internet.
O que pode ser registrado via internet?
No serviço são aceitos as seguintes ocorrências:
- Roubo ou furto de objetos de valores;
- Roubo ou furto de celulares;
- Roubo ou furto de documentos (inclui RG, CPF, Carteira de Trabalho, Passaporte,
- CNH e os demais documentos);
- Perda de objetos, celulares e/ou documentos;
- Comunicação de desaparecimento de uma pessoa (parente ou não);
- Acidentes de trânsito em que não há vítima lesionada;
Um das exigências para fazer a emissão do Boletim de Ocorrência pela internet é que o comunicante seja maior de dezoito anos (maioridade legal).
Cabe ainda salientar que a falsa comunicação e registro de ocorrência é crime e tem punição prevista no Código Penal Brasileiro, por isso registre apenas fatos verdadeiros.